8 razões pelas quais todo profissional de eventos deveria investir em marketing digital

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Vamos imaginar o dia a dia de uma noiva por exemplo. Se coloque no lugar dela. Ela está à procura de dicas e fornecedores para a festa mais importante de sua vida, certo? Quer conhecer o que existe no mercado de sua cidade, ver detalhes, imagens, sons, informações. Quer praticidade, segurança, economia de tempo. Quer algo que supere suas expectativas, serviços que facilitem sua vida e de seus convidados.

Ao começar a organizar sua festa, junto com uma cerimonialista ou não, a primeira coisa que ela vai fazer certamente será buscar tudo isto na internet. Segundo o Ibope Media, cerca de 92% dos potenciais clientes utilizam a Internet como canal de pesquisa sobre empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra.

Ah, mas como você já tem um site e um perfil no Facebook ela vai te encontrar, não é? Não necessariamente. Simplesmente possuir um site e um perfil nas redes sociais sem promovê-los, é o mesmo que abrir uma loja em uma rua deserta sem nenhuma placa na frente. Ninguém entrará na loja.

Para o seu negócio realmente se destacar no mercado de eventos, listo abaixo 8 razões pelas quais você deveria investir em marketing digital:

1. É certeiro

O marketing online lhe dá mais poder para atingir seu público-alvo de acordo com dados demográficos, comportamento, interações e outras segmentações. Por exemplo, se você tem um buffet infantil, é possível segmentar anúncios no Facebook com foco somente em mães de filhos com idades entre 1 e 10 anos. Você tem a disposição também guias de fornecedores para eventos cujos visitantes são apenas pessoas que estão organizando uma festa. Nada mais preciso que isso.

2. É mensurável

O marketing digital é talvez a única mídia mensurável. Ferramentas como o Google Analytics geram informações e dados inteligentes que ajudam a medir a performance de sua marca, o trafego gerado em seu site ou anúncio, e as conversões obtidas.

3. É mais fácil de se criar, substituir ou recriar

O marketing digital é mais fácil para se criar, substituir e recriar do que a mídia impressa. Por exemplo, é possível editar um anúncio em um portal  quantas vezes quiser, na hora que você quiser. Já um anúncio em revista, não. Além disso, os anúncios online, como o Google AdWords e Facebook Ads podem ser criados, alterados e pausados a qualquer momento. Com esses recursos, você pode fazer vários testes até chegar na campanha de marketing mais eficaz para o seu investimento.

4. É a mídia que mais cresce no mundo

Em 2005 a internet era a 6ª mídia em investimentos na publicidade mundial, com 5,6% do bolo publicitário. Em 2013, é dona absoluta do segundo lugar com 20,6%, atrás apenas da TV com 40,2%. Jornais tem 17% e revistas 7,9%.

5. É uma mídia interativa

O marketing digital é um diálogo enquanto que o tradicional é um monólogo. Um post no Face, no Twitter ou Linkedin ou um artigo interessante em seu blog ou site. Todo conteúdo relevante pode gerar engajamento de sua marca com seu público. Estes, curtem, comentam e compartilham, aumentando ainda mais o alcance de sua campanha de forma exponencial.

6. Uma briga mais equilibrada

O mundo virtual proporciona oportunidades a todos os tamanhos de empresas. Agora empresas pequenas tem recursos e ferramentas de marketing que antes eram disponíveis apenas para grandes empresas.

7. Mídia com melhor relação custo x benefício

Empresas de qualquer tamanho podem fazer uma eficiente campanha de marketing digital.  Criar um blog e fazer marketing de conteúdo, anunciar em portais do segmento que geralmente são acessíveis e até fazer anúncios pagos no Google ou Facebook com recursos limitados são possíveis. O importante é estar presente em todos os possíveis locais que seu público alvo navega.

8. Seus concorrentes o estão usando contra você

É bem provável que seu concorrente esteja otimizando seu site para os mecanismos de busca, anunciando em portais de eventos, atraindo fans e seguidores nas redes sociais, escrevendo conteúdo em blog e conquistando a confiança dos clientes de seu mercado. Já descobriram os benefícios do marketing digital para conquistar clientes e estão investindo forte nele.

Se você está investindo em marketing tradicional como revistas, jornais e feiras de eventos, é preciso verificar se realmente está tendo o resultado que espera. São importantes? Sim, se há capital disponível, fortalecem a marca e marcam presença. Entretanto, a propaganda que mais funciona é aquela que está na frente do cliente no exato momento que o mesmo está procurando pelo seu serviço. Somente a internet é capaz de fazer isso.

Lembre-se, seus potenciais clientes estão bem ali, lhe esperando no mundo digital.

Rafael Grizzo
Diretor e Fundador do SeuEvento.Net
Especialista em Marketing Direto, Marketing Digital e Vendas
www.seuevento.net.br

 

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