5 mídias online para divulgar sua empresa de eventos

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Divulgar sua empresa na internet e ter bons resultados não é uma tarefa simples. É necessário definir exatamente o que sua empresa tem de melhor a oferecer, qual o perfil de seu público alvo e que resultados deseja obter com a publicidade online. Colocando assim parece fácil, mas é grande o número de empresas que não sabe definir estes itens.

Ainda é comum vermos profissionais de eventos que acreditam que o fato de possuírem um site e um perfil no Facebook já estão fazendo marketing digital. Na verdade, são apenas mais um no meio de milhares ou milhões de outros sites que estão competindo pela atenção dos consumidores. Atrair esta audiência para o seu produto ou site é o grande desafio.

Para entender melhor quais mídias digitais utilizar, destaco uma recente pesquisa feita pela ComScore e o Iab Brasil que mostra onde os investimentos em mídia no Brasil estão sendo feitos. Segundo a pesquisa, dos quase 8,5 bilhões de reais investidos em 2014, 3,9 bi foram para search e portais de conteúdo, 2,8 bi para display e mídias sociais, 811 mi em vídeos e 721 milhões em mobile. Veja o gráfico abaixo:

Grafico

Seguindo a lógica da pesquisa, selecionei as mídias que você terá melhores resultados divulgando sua empresa de eventos.

  1. Search Marketing

Sabemos que o Google é o buscador número 1 no mundo. No Brasil de cada 10 buscas realizadas, quase 10 são feitas no Google. Sabe quem precisa de um Buffet? Pessoas que buscam por Buffet no Google. Para ser encontrado por estas pessoas você pode anunciar no Google Adwords que são os links patrocinados que aparecem na parte superior e na lateral direita das buscas e também fazer um trabalho de SEO (search engine optimization) em seu site para que apareça na busca orgânica, ou seja, nas primeiras 10 ou 15 posições dos resultados mostrados das buscas feitas com as palavras chave relacionadas ao seu negócio.

  1. Portais de Conteúdo e Classificados

Para ser encontrado pelo cliente é necessário pensar como ele e fazer perguntas chave: O que ele está buscando e onde? Que tipo de ferramenta este cliente precisa para organizar uma festa? Certamente um guia de fornecedores para eventos bem organizado é a solução. Claro que sou suspeito de falar do portal SeuEvento.Net e você já deve estar pensando que obviamente vou puxar a sardinha para nosso lado. O fato é que o SeuEvento.Net é tudo que uma noiva, um formando ou qualquer pessoa que esteja organizando uma festa precisa. A facilidade de achar fornecedores em um só local e as diversas ferramentas disponíveis são exatamente o que estas pessoas buscam. Como o SeuEvento.Net está muito bem posicionado nos primeiros resultados das buscas no Google, fatalmente o seu público chegará até ele e consequentemente até você.

  1. Facebook

O Facebook tem uma desvantagem em relação ao Google: como não é uma ferramenta de busca, as pessoas não entram nele para procurar soluções para um problema, mas para se distrair, falar com amigos, ver fotos, vídeos e artigos.

Entretanto, a quantidade de usuários, o tempo que eles gastam no site e o nível de informações que dão ao Facebook, permitem que a rede social ofereça possibilidades de segmentação incríveis para anunciar, seja promovendo o seu site, fanpage ou uma publicação.

Para ter resultado no Facebook sem pagar nada para ele, você precisa engajar o seu público com coisas interessantes, na quantidade e frequência corretas. Não adianta ficar postando coisas o tempo todo. É preciso ter equilíbrio. O trabalho deve ser diário: mostre fotos de seu trabalho, compartilhe dicas e artigos interessantes relacionados a eventos, responda comentários e principalmente, participe de grupos de noivas, eventos etc.

  1. Instagram

A maioria das pessoas que estão organizando uma festa são mulheres: noivas, formandas, debutantes e mães de filhos pequenos. O que as mulheres mais valorizam é a imagem, a beleza da decoração, da mesa de doces, do vestido etc. Sendo assim, você deve explorar ao máximo o visual. Assim como no Facebook, poste no Instagram fotos e vídeos bem feitos do seu trabalho, mostrando os detalhes do mesmo. Explore também fotos da sua rotina de trabalho ao lado de um cliente por exemplo. Publique frases interessantes sobre casamentos e festas.

  1. Youtube

Se o maior apelo no mercado de eventos é o visual, nada melhor do que criar vídeos para internet para mostrar o seu trabalho. Crie uma página no Youtube e comece a colecionar vídeos. Faça um vídeo institucional da empresa. Além disso, quando fizer um evento, peça ao pessoal da filmagem para fazer um take do seu trabalho. Pode ser com seu próprio celular também. Você deve ter um vídeo institucional oficial com edição profissional e diversos outros “filminhos” feitos nos eventos que realizar. Desta forma terá material suficiente para espalhar não só na sua página do Youtube, mas também no seu site, nas redes sociais e nos anúncios em portais de conteúdo.

Geralmente um potencial cliente precisa ser impactado diversas vezes pela sua marca para sair da inércia e entrar em contato.

Portanto, para ter o máximo de resultado no mundo virtual, o ideal mesmo é cercar o seu lead em todas as frentes, fazendo todas as ações listadas neste artigo. Isso aumentará muito as chances de converter vendas.

Boas festas!

Rafael Grizzo                                                                                                           Diretor e Fundador do SeuEvento.Net                                                                 Especialista em Marketing Direto, Marketing Digital e Vendas  www.seuevento.net.br

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3 comentários sobre “5 mídias online para divulgar sua empresa de eventos

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