Como crescer no mercado de eventos em tempos de crise

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Sabemos que o mercado de festas e cerimônias vem crescendo ano após ano. Estima-se que tenha atingido R$ 16,8 bilhões em 2014. È bem provável que o setor continue crescendo, embora com menor intensidade por causa da crise que o Brasil está enfrentando.

As pessoas continuam se casando, as festas de formatura, infantis e aniversários continuam acontecendo. Empresas que sempre tiveram um calendário de eventos terão o mesmo número de eventos em 2015. Em todos estes casos, porém, o orçamento será menor.

Para os profissionais de eventos continuarem crescendo neste período de turbulência, é necessário se ajustar a realidade do momento. É claro que todo mundo já percebeu isso e fez mudanças para “fazer mais com menos”, mas algumas dicas podem fazê-lo não só se manter no mercado como até crescer.

 

Escute mais e fale menos

Os melhores vendedores são aqueles que escutam mais e falam menos. Preste bem atenção no que seu cliente está dizendo ou sinalizando. Faça perguntas abertas que o incentive a falar. Assim você vai identificar a “sua dor” e saber o que ou como vender para ele. Uma boa pergunta a se fazer é: Quanto deseja gastar em sua festa e o que deseja realizar com este valor?

Crie pacotes para todos os bolsos

Em tempos de vacas magras, as festas vão acontecer só que ao invés de servirem um Black Label, servirão um Red Label. Crie pacotes de serviços diferentes para cada público, sem desprezar os eventos mais simples. Use a criatividade. Faça parcerias, converse com fornecedores, contrate assistentes, diminua os itens, diminua o tempo de execução, enfim, existem diversas maneiras de baratear um produto / serviço sem comprometer a qualidade do evento. Ao identificar o que o cliente realmente quer, você saberá entregar o pacote ideal para fechar o negócio.

Identifique oportunidades

Se no passado você só atendia casamentos, talvez seja a hora de rever este conceito e abrir o leque de oportunidades. Se os clientes chegarem até você para atender formaturas ou até bodas, por exemplo, por que não? Isso também vale para empresas que só atuam em eventos corporativos. Talvez seja a hora de também buscarem os eventos sociais.

Corte custos

Se você tem funcionários com registro que faziam grande parte do trabalho pesado para deixá-lo mais livre, infelizmente essa é a hora de reduzir o quadro ou substituí-los por estagiários. Eles custam muito menos por não ter encargos em seus salários. Agora é hora de chegar mais cedo e sair mais tarde do trabalho. Utilize mais comunicação digital e menos papel. Corte aqueles custos que não vão prejudicar o seu negócio como energia, um contador mais barato, divida a internet com o vizinho entre outros. Só não corte totalmente os investimentos que lhe trazem clientes, como a propaganda por exemplo.

Apareça

Muitos empresários cometem o grave erro de cortar os investimentos em publicidade em tempos de crise. De tudo o que você faz, a única coisa que lhe traz receita é o cliente. Se você parar de aparecer você estará diminuindo sua receita. Se você continuar aparecendo, não só continuará faturando, mas também sairá fortalecido quando a crise acabar. Você pode substituir as mídias mais caras e migrar para as que apresentam melhor relação custo x benefício. Já escrevi artigos interessantes sobre esse assunto como 8 razões pelas quais todo profissional de eventos deveria investir em marketing digital e 5 mídias online para divulgar sua empresa de eventos.

A crise está aí, mas o dinheiro continua circulando. Com um pouco mais de trabalho é possível continuar firme e crescer. Muitos desistirão, assim como muitos vão ficar de braços cruzados se lamentando. Eu sempre me lembro da frase “Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. È durante as fases mais difíceis que surgem as melhores oportunidades!

Bom trabalho!

 Rafael Grizzo                                                                                                            Diretor e Fundador do SeuEvento.Net                                                                Especialista em Marketing Direto, Marketing Digital e Vendas  www.seuevento.net.br

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