5 tendências para o mercado de eventos em 2016

O ano de 2015 foi bastante difícil para os brasileiros. A inflação disparou, o dólar passou a casa dos R4,00, o desemprego bateu recorde e o PIB encolheu. Até aí nada de novo.

A crise afetou e continua afetando a maioria dos setores da economia. O segmento de eventos corporativos certamente sofreu muito já que empresas cortaram custos não essenciais para enfrentar o atual momento.

O setor de eventos sociais e casamentos também foi afetado, porém, provavelmente em menor escala. Ainda não há dados de desempenho do setor para 2015, mas pressupõe-se que mesmo em menor intensidade que em anos anteriores, houve crescimento.

Para 2016, as expectativas podem ser boas se o profissional de eventos souber explorar bem as tendências a seguir:

 

  1. Conteúdo

Oferecer conteúdo digital útil é uma excelente maneira de atrair clientes para o seu negócio. As pessoas querem consumir o máximo de conteúdo e conhecimento sobre os fornecedores de sua festa antes de contratá-los. Mantenha seu site e seus anúncios em sites de eventos sempre atualizados, com muitas fotos, soluções e informações sobre o seu trabalho. Faça um blog e crie conteúdo útil sobre o seu trabalho para potenciais clientes. Divulgue-os nas redes sociais, e-mail marketing e portais de eventos. Procure saber mais a respeito de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing fazendo uma busca no google.

  1. Mídia Digital

Já tratei deste assunto em outro post sobre marketing digital. Faz tempo que mídias tradicionais como revistas, jornais e feiras não dão mais o resultado esperado. Seus potenciais clientes estão procurando por você no mundo virtual, na internet.  A crise fez com que empresas acostumadas com mídia tradicional migrassem seus investimentos para a internet, por ser mais barata e eficiente. Em 2016 esse movimento tende a aumentar e, para se destacar nesta multidão digital, sua empresa deverá estar mais e mais presente na internet, em várias frentes como redes sociais, portais de eventos, links patrocinados entre outros.

  1. Economia

Aqui o ponto em questão não é a economia do país em si mas as consequências que a retração da mesma provoca no mercado de eventos.  Casamentos, formaturas e festas sociais em geral deverão continuar acontecendo. Entretanto, ao invés de servirem um whisky 12 anos, os convidados terão de se contentar com o de 8 anos. O profissional de eventos deve ter isto em mente e oferecer serviços mais econômicos a seus clientes para manter a agenda ativa. Pacotes mais baratos, serviços mais enxutos, flores da época, apenas um prato principal, enfim, são várias as maneiras de se cortar custos.

  1. Eventos pequenos

Também como consequência dos tempos de vacas magras, os eventos de 2016 deverão ser menores. Os profissionais devem estar atentos para captar não festas sociais com poucos convidados, mas também eventos corporativos de pequeno porte como workshops, confraternizações, lançamentos de produtos etc. Estes eventos podem render pouco mas certamente geram novas indicações para eventos maiores.

  1. Interatividade

Em um mundo extremamente conectado em que vivemos, a interatividade com clientes será regra em 2016. Noivas ansiosas te enviarão um whatsapp as onze horas da noite com uma idéia e você vai ter que responder prontamente. O whatsapp deixou as pessoas mais imediatistas e se não responder com rapidez, provavelmente você não terá tantas indicações como esperava. O mesmo vale para comentários no Facebook, no Instagram e e-mails. Outra versão da interatividade que estará muito em alta em 2016 será o uso de aplicativos e tecnologia durante eventos que possibilitem a interação entre convidados e anfitriões. Fotos e vídeos feitos pelos smartphones dos convidados passando em tempo real no telão ou um grupo no whatsapp da festa são bons exemplos.

 

Assim como em 2015, o ano de 2016 não será fácil. Será necessário trabalhar duro, manter os custos baixos e se diferenciar da concorrência. Muitos profissionais acham que a propaganda é um custo e é a primeira coisa a ser cortada. Um grande erro, já que o “investimento” em propaganda, principalmente a digital, é justamente a porta de entrada de novos clientes. Se fechar esta porta, estará fechando o fluxo de dinheiro no seu caixa.

Em tempos como este, será indispensável aparecer, mais do que nunca!

Boas festas e muitos negócios em 2016.

Rafael Grizzo

CEO e Fundador do SeuEvento.Net

Especialista em Marketing Direto, Marketing Digital e Vendas

www.seuevento.net.br

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